"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
RSS

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Férias!!

Como estamos de férias, falaremos de coisas importantes para a nossa saúde:

O sono é importante para consolidar a memória e para o desempenho em atividades
Fonte: Nature Neuroscience

Pesquisadores da Escola Médica de Harvard descobriram que pessoas que ficam acordadas até mais tarde após aprender e praticar uma nova tarefa apresentam menor melhora em seu desempenho.

O estudo sugere que nenhum período de sono nas duas noites seguintes pode compensar o gasto anterior. "Nossos estudos indicam que você deve dormir bem na primeira noite se quiser melhorar seu desempenho", diz Robert Stickgold, professor assistente de psiquiatria do Centro de Saúde Mental de Massachusetts da escola Médica de Harvard.

Fatores Ambientais que Interferem no Sono

Segundo Phipps (1995) o sono é uma das muitas ocorrências biológicas que tem lugar à mesma hora, cada 24 horas. Este é marcado por uma intensa atividade cerebral e pela ocorrência de determinadas funções que são muito importantes para o organismo.
A necessidade diária de sono varia, não só de indivíduo para indivíduo (variação inter-individual), como também no mesmo indivíduo (variação intra-individual) de dia para dia. Existem vários factores que contribuem para a alteração do padrão de sono, nomeadamente factores físicos, sócio-culturais, psicológicos, ambientais, etc. Segundo um estudo efetuado por DLIN e colaboradores (citados por THELAN, 1996), dentro do ambiente temos então:
Ruído
Luz
Temperatura
Dicas de como dormir melhor
.Procure dormir e despertar sempre nos mesmos horários para facilitar o seu relógio interno (relógio biológico).
.Evite bebidas alcoólicas.
.Bebidas que contenham cafeína, tais como café, chá preto e chá mate, devem ser evitados antes de dormir, bem como refrigerantes (especialmente os cafeinados, tais como refrigerantes de cola).
.Não fume.
.O quarto de dormir deve ser silencioso, escuro e com temperatura amena.
.Desligue a TV antes de se deitar e, de preferência, assista a televisão meia hora ou uma hora antes de ir para a cama.
.A alimentação antes de dormir deve ser leve e de fácil digestão.
.A atividade física facilita o sono se for feita regularmente pelo menos 4 horas antes de dormir.
.Não tome remédios sem orientação médica.
.Se você tem mais de 12 anos, evite dormir mais que 9 horas por dia, pois quanto mais horas de sono nessa idade, mais intensas são as trocas químicas realizadas no nosso corpo, e que se durarem por muito tempo poderão prejudicar seu dia com mal-estar, e pode até mesmo provocar enjôos.

 DORLAND citado por ROPER; LOGAN; TIERNEY, 1993, 466 (cf. BOLANDER, 1998)

0 comentários:

Postar um comentário